O que é o Confirming?
O Confirming é um serviço de gestão de pagamentos a fornecedores, prestado por organizações financeiras, normalmente banco, simplificando o processo de pagamento de faturas entre empresas e fornecedores. As modalidades de pagamento, montantes mínimos e máximos e prazos dos contratos, são definidos pelas entidades financeiras no momento de contratação deste serviço.
Como funciona o confirming
Ao fazer um contrato de confirming, a entidade financeira fica responsável por pagar as dívidas da sua empresa, adiantando o pagamento aos seus fornecedores. Funciona da seguinte forma:
1. Ordem de pagamento
A empresa contrata o serviço à entidade financeira e emite as ordens de pagamento de bens ou serviços ao fornecedor.
2. Comunicação ao fornecedor
Depois, a entidade financeira - geralmente é o banco - envia um aviso de pagamento ao fornecedor, oferecendo a possibilidade de antecipação das faturas e ficando responsável pelo pagamento.
3. Liquidação da ordem de pagamento
O fornecedor é notificado pelo banco sobre o aviso do pagamento e tem a opção de antecipar – ou não – os créditos. Se a resposta for positiva, a entidade financeira liquida os valores que constam nas ordens de pagamento, de acordo com as instruções recebidas.
4. Restituição dos fundos
O cliente deve restituir os fundos adiantados na data de vencimento.
As vantagens do confirming
Através do serviço de confirming, o cliente faz a gestão, de forma simples e eficaz, dos pagamentos aos seus fornecedores. E as vantagens – tanto para empresas como fornecedores – são diversas:
Para a empresa
- Melhoria as relações empresariais com os fornecedores;
- Redução de erros e poupança de recursos nos processos administrativos;
- Otimização da capacidade de negociação de prazos e pagamento e condições de preço;
- Minimização do risco de incumprimento;
- Melhoria da imagem da empresa junto dos fornecedores, por ser capaz de assegurar os pagamentos das faturas;
- Gestão de faturas feita externamente, o que resulta na poupança de tempo e recursos da empresa.
Para as empresas, uma das grandes desvantagens é a perda do controlo dos pagamentos, podendo resultar em complicações a gestão de tesouraria.
Para os fornecedores
- Pagamentos antecipados dos valores faturados;
- Acesso a uma forma de financiamento simples, com condições favoráveis;
- Flexibilidade de negociação: é possível negociar a antecipação de uma ou várias faturas e em datas distintas;
- Garantia de pagamento das faturas.