O que é o Confirming?

13-04-2023

O Confirming é um serviço de gestão de pagamentos a fornecedores, prestado por organizações financeiras, normalmente banco, simplificando o processo de pagamento de faturas entre empresas e fornecedores. As modalidades de pagamento, montantes mínimos e máximos e prazos dos contratos, são definidos pelas entidades financeiras no momento de contratação deste serviço. 

Como funciona o confirming

Ao fazer um contrato de confirming, a entidade financeira fica responsável por pagar as dívidas da sua empresa, adiantando o pagamento aos seus fornecedores. Funciona da seguinte forma:

1. Ordem de pagamento

A empresa contrata o serviço à entidade financeira e emite as ordens de pagamento de bens ou serviços ao fornecedor.

2. Comunicação ao fornecedor

Depois, a entidade financeira - geralmente é o banco - envia um aviso de pagamento ao fornecedor, oferecendo a possibilidade de antecipação das faturas e ficando responsável pelo pagamento.

3. Liquidação da ordem de pagamento

O fornecedor é notificado pelo banco sobre o aviso do pagamento e tem a opção de antecipar – ou não – os créditos. Se a resposta for positiva, a entidade financeira liquida os valores que constam nas ordens de pagamento, de acordo com as instruções recebidas.

4. Restituição dos fundos

O cliente deve restituir os fundos adiantados na data de vencimento.

As vantagens do confirming

Através do serviço de confirming, o cliente faz a gestão, de forma simples e eficaz, dos pagamentos aos seus fornecedores. E as vantagens – tanto para empresas como fornecedores – são diversas:

Para a empresa


  • Melhoria as relações empresariais com os fornecedores;

  • Redução de erros e poupança de recursos nos processos administrativos;
  • Otimização da capacidade de negociação de prazos e pagamento e condições de preço;
  • Minimização do risco de incumprimento;
  • Melhoria da imagem da empresa junto dos fornecedores, por ser capaz de assegurar os pagamentos das faturas;
  • Gestão de faturas feita externamente, o que resulta na poupança de tempo e recursos da empresa.

Para as empresas, uma das grandes desvantagens é a perda do controlo dos pagamentos, podendo resultar em complicações a gestão de tesouraria.

Para os fornecedores


  • Pagamentos antecipados dos valores faturados;

  • Acesso a uma forma de financiamento simples, com condições favoráveis;
  • Flexibilidade de negociação: é possível negociar a antecipação de uma ou várias faturas e em datas distintas;
  • Garantia de pagamento das faturas.